Gerenciamento de Obras
- Eng. Hugo Gilgen

- 17 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de set. de 2021
O gerenciamento de obras é uma atividade especializada, desenvolvida por arquitetos e engenheiros visando o melhor custo-benefício para o cliente e seu empreendimento.

Dentre as tarefas inclusas estão o orçamento da obra vinculado a um cronograma, chamado de cronograma físico-financeiro, neste documento são descritas as etapas da obra (fundação, alvenaria, pintura, etc.), o tempo previsto para cada etapa e a quantidade de recursos financeiros que serão alocados nestes processos.

Acima, uma parte do orçamento executivo, especificamente da etapa da execução das vigas baldrame, como pode-se ver, os materiais que serão comprados são contabilizados com precisão (tanto em quantidade como em custo). Abaixo, a execução destas vigas baldrame na obra.

O orçamento executivo faz parte de um gerenciamento eficiente, pois com estes dados é possível estimar um custo muito próximo do real e otimizar a compra de materiais e evitar desperdícios.

Execução de laje pré moldada (vigotas pré moldadas tipo h8) com enchimento de EPS
A gestão dos profissionais envolvidos, tendo em vista a grande multidisciplinaridade presente nas obras - pedreiros, colocadores, marceneiros, enfim, prestadores dos mais diferentes serviços envolvidos na execução - é essencial ser realizada por um ou mais profissionais habilitados, atuando como gerentes de obra e administradores.
O bom gerenciamento de uma obra garante economia, segurança e sobretudo qualidade.






Comentários